terça-feira, 18 de novembro de 2008

SAE

Sistematização da Assistência de Enfermagem
http://corensp.org.br/


Consulta de Enfermagem

Compreende as fase de histórico (entrevista e exame físico), diagnóstico, prescrição e implementação da assistência e evolução de enfermagem. Torna-se imprescindível que o enfermeiro esteja ciente de que estas ações são privativas, não devendo em hipótese alguma serem delegadas a outros profissionais.
Para a implantação da Assistência de Enfermagem devem ser considerados adaptação do mesmo a unidade e ao tratamento, além de edentificar os problemas passíveis de serem abordados nas intervenções de enfermagem. Cabe ressaltar que esté é o único impresso do SAE que pode ser preenchido pelo paciente e/ou seu paciente, cabendo ao enfermeiro observar cuidadosamente se o paciente e/ou parente apresentar condições culturais para preenchimento de todos os itens e se o desejam fazê-lo. Em caso positivo, deverá o Enfermeiro verificar se os dados foram devidamente preenchidos e de acordo com o relato verificar se é necessário alguma intervenção para levantamento de dados que possibilitem maior elucidação do histórico. Cabe lembrar que a entrevista compreende os aspectos biopsicossocial e ainda, que estes dados são fundamentais para a elucidação do diagnóstico de Enfermagem.

Exame Físico

Finalidade: levantamento de dados sobre o estado de saúde do paciente e anotação das anormalidades encontradas para ter subsídios para o diagnóstico e posterior prescrição e evolução da Assistência de Enfermagem.
O Enfermeiro deverá realizar as seguintes técnicas: inspeção, ausculta, palpação e percussão, de forma criteriosa.

Diagnóstico de Enfermagem (parcial)

O efermeiro após ter analisado os dados colhidos no histórico, identifcará os problemas de Enfermagem. Estes, em nova análise levam a identificação das necessidades básicas afetadas e do grau de dependência do paciente em relação a Enfermagem, para o seu atendimento.


Prescrição de Enfermagem

É a determinação globa da Assistência de Enfermagem que o paciente deve receber diante do diagnóstico estabelecido.´
A prescrição é resultante da análise do Diagnóstico de Enfermagem, examinando-se os problemas de enfermagem, as necessidades básicas afetadas e o grau de dependência.
A prescrição de enfermagem é o conjunto de medidas decididas pelo enfermeiro, que direciona e coordena a Assistência de Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua.

Evolução de Enfermagem

É o registro feito pelo Enfermeiro após a avaliação do estado geral do paciente. Desse registro devem constar os problemas novos identificados, um resumo suicinto em relação aos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subseqüentes.

Nenhum comentário: